Muito se discute sobre os aspectos tributários das operações de comércio internacional, em especial quanto à elevada carga tributária na importação de serviços e direitos.
A forma peculiar por meio da qual o Brasil tributa as remessas para o exterior acaba gerando dupla tributação e aumentando o custo das importações brasileiras.
Exemplos claros das barreiras impostas à importação são as incertezas envolvendo a declaração de operações ao SISCOSERV e o tratamento oferecido aos contratos globais de compartilhamento de despesas.
|
|
Diante da evolução da regulamentação e da jurisprudência, bem como das soluções de consulta, sobretudo pela COSIT, existem diversos riscos e oportunidades a serem exploradas pelas empresas.
O cenário atual exige atenção redobrada das empresas para redução de contingências e maximização da eficiência fiscal das importações.
O evento proposto irá debater de forma objetiva os aspectos tributários das operações de comércio internacional, inclusive as questões práticas enfrentadas no dia a dia das operações.
|